Decisões são sempre difíceis, principalmente quando sua escolha vai acarretar em ‘consequências’ a longo prazo, como escolher onde morar, por exemplo. Seja uma casa ou apartamento uma coisa é certa: para que sua escolha seja boa é necessário considerar uma série de fatores.
Na hora de comprar um imóvel, a escolha do tipo de imóvel, preço, conforto, localização e a segurança são os principais critérios avaliados pelo comprador, pois o investimento não é barato e é preciso pesquisar a melhor opção.
Vantagens de morar em uma casa
Uma das principais vantagens de morar em uma casa é a privacidade, que para algumas pessoas acaba sendo perdida ao estar em uma condomínio. Outro ponto são as regras da residência, pois ao morar em uma casa diferente do condomínio você quem define como será mantida a preservação da residência.
A casa oferece um espaço mais maior para com o vizinho, por isso quem procure por uma sensação maior de privacidade, pode se sentir melhor em uma casa. Diferente do condomínio a segurança em uma casa pode ser menor, mas quem se preocupa pode optar por uma alternativa que é comprar um imóvel em um condomínio horizontal fechado.
Vantagens de morar em apartamento
Como citado acima, se você deseja comprar um apartamento precisa estar ciente que é necessário seguir regras. Por outro lado, quem mora sozinho ou para famílias que passam muito tempo viajando ou até mesmo no trabalho e estudo o apartamento é a opção mais recomendada pela segurança.
Além disso, a proximidade com os vizinhos é maior em um apartamento. Ao abrir a porta da sua residência, pegar elevador ou chegar em casa você vai encontrar seu vizinho e criar um vínculo maior.
O fato é que você precisa analisar quais são suas necessidades, o preço, conforto, localização e a segurança que tanto uma casa como o apartamento podem oferecer para você. A opção correta para você será aquela que se enquadrar aos tópicos que falamos ao longo do texto. Assim terá a certeza que tomou a decisão que mais combina com você.