O principal ponto a ser considerado antes de iniciar seu financiamento imobiliário é analisar se você tem condições de pagar seu imóvel.
Um cálculo simples é simular quanto deve custar as parcelas de um financiamento e se ele for igual ou menor que 30% do valor total da sua renda mensal é hora de começar a pesquisar o imóvel dos seus sonhos!
Para quem gosta de poupar a compra do imóvel à vista também é um ótima opção, mas nem todos são capazes disso, por isso surgem alternativas como o financiamento.
No caso do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA), o financiamento pode durar até 10 anos e o valor das parcelas são bem acessíveis. A única preocupação que se precisa ter é com o valor que será dado na entrada do imóvel.
Quanto preciso guardar para a entrada?
A entrada para iniciar o financiamento do seu imóvel pode variar devido alguns fatores, como renda mensal, modelo do apartamento e o valor total do imóvel.
A porcentagem cobrada na entrada é de 30% do valor do imóvel, com isso o restante você pode financiar. Para que o valor pago na entrada e mensalmente nas parcelas sejam mais acessíveis ao seu bolso é preciso encontrar o melhor financiamento imobiliário.
O PCVA tem as melhores condições por ter como banco subsidiário a Caixa Econômica Federal. A primeira diferença do financiamento tradicional é que pelo Minha Casa Minha Vida o valor da entrada pode chegar à 10% do valor total do imóvel, agora sim melhorou, não é mesmo?
Outra vantagem é na compra do imóvel na planta, que seria naquele período que o apartamento ou residência ainda está em construção. Aqui sua entrada pode ser dividida até a entrega do imóvel.